sexta-feira, outubro 03, 2008

Island of Terschelling (North Sea)

Terschelling é a segunda maior ilha do arquipélago de ilhas holandesas do mar do Norte (Texel, Vlieland, Terschelling e Ameland). Tal como as restantes, destaca-se pela sua beleza natural e pela tranquilidade do seu isolamento.
Apenas no período de “Verão” (15 Maio – 15 Setembro) é possível efectuar a travessia entre todas as ilhas, começando em Texel e terminando em Ameland ou vice-versa. Fora desse período a opção cinge-se a travessias para cada uma individualmente a partir de Den Helder, Harlingen ou Holwerd.
No Norte da Holanda, em finais de Setembro, não é muito comum conseguir-se um fim-de-semana com sol e sem vento. Aproveitando a “benesse” das condições meteorológicas, decidi à última da hora, visitar a ilha de Terschelling. Pedalei na companhia de um camarada de profissão, que sem reticências se aventurou pela primeira vez, nestas andanças de viajar em bicicleta, e da melhor maneira, numa desdobrável (Dahon). Gabo-lhe a coragem! lol

Saímos de Den Helder após o almoço, em direcção a Harlingen, pedalando pelas ciclovias locais. O objectivo era chegar o mais rápido possível a essa cidade, para apanharmos o ferry para a ilha.

O percurso até Harlingen foi variado. Até Den Oever, caracteristicamente agrícola, levou-nos a pedalar por extensas zonas rurais em que os lugarejos se sucediam e o verde dominava a paisagem. A partir dai, a ciclovia atravessa o maior dique deste país com 34 km de comprimento, uma travessia que se tornou muito monótona.

À saída do dique, passámos na vila de Zurich e seguimos paralelos ao mar até à cidade de Harlingen.

Os cerca de 68 km que separam estas duas cidades do norte da Holanda, foram pedalados a bom ritmo e praticamente sem paragens, mas ainda assim insuficiente para conseguirmos embarcar no ferry das 16h00, como pretendíamos. Este contratempo implicou uma espera prolongada, até às 19h50. Aproveitamos para conhecer a cidade e acabamos por jantar antes de embarcar.

A hora que o navio zarpou do porto, coincidiu com o pôr-do-sol, o que permitiu umas excelentes imagens da cidade, enquadradas na esteira do navio.

Duas horas depois e 18 milhas náuticas percorridas chegamos à ilha de Terschelling. Saímos do ferry e retomamos a pedalada, mas a noite estava escura como breu. Como não contávamos chegar aquela hora, nem luzes montamos luzes nas bikes. Não fosse a momentânea luz do farol a iluminar o caminho, teria sido muito complicado encontrarmos a pousada da juventude a 3 km do porto.

Chegamos à pousada, fizemos check in e recolhemos ao quarto.

Etapa: Den Helder – Harlingen – Terschelling 73,42 km
Tempo Deslocação: 3h08 min

Links relacionados:
http://www.rederij-doeksen.nl – Ferries para as ilhas
http://www.stayokay.com – Pousadas da Juventude Holanda
http://www.staatsbosbeheer.nl – Parques naturais Holandeses