sexta-feira, fevereiro 27, 2009

João Garcia parte para o MANASLU

Expedição Manaslu (8163m) Millennium bcp – “À conquista dos picos do Mundo” (Portugal no Topo do Mundo)

No âmbito do projecto “À conquista dos Picos do Mundo” apoiado pelo Millennium bcp, de 3 de Março a 22 de Maio 2009, uma expedição Internacional liderada pelo alpinista João Garcia tentará a ascensão do Monte Manaslu, o oitavo mais alto do Mundo com os seus 8163 metros de altitude.

O projecto “À conquista dos picos do Mundo” (Portugal no Topo do Mundo) visa a conquista das 14 maiores montanhas do Mundo (com mais de 8000m), sem recorrer a oxigénio artificial e neste momento apenas 7 pessoas no Mundo o conseguiram. Até aos dias de hoje João Garcia conseguiu escalar com sucesso 11 dessas 14 montanhas e esta próxima expedição é mais um passo para a concretização deste projecto.

De uma beleza excepcional, o Manaslu está situado inteiramente no Nepal a cerca de 100kms a Noroeste de Kathmandu. Esta montanha pertence ao maciço do Himalaia situado região de Gurkha. O seu nome deriva da palavra Manasa, que em
sânscrito significa "a montanha do espírito".

Cinquenta anos após a sua primeira ascensão em 1956, o Manaslu continua relativamente pouco escalado até aos dias de hoje, pouco mais de 250 alpinistas conseguiram chegar ao seu topo o que prova a grande dificuldade desta escalada, mesmo indo pelas vias mais clássicas.

Para além de João Garcia, a expedição é constituída também pelo alpinista Belga Jean Luc Fohal e o alpinista e operador de câmara Francês Johan Perrier ambos já conhecidos de João Garcia de outras expedições. No acampamento base, a expedição contará com a participação de Vitor Baia que estará encarregue das comunicações e da meteorologia.

Nas suas expedições João Garcia procura colaborar em projectos cientifico-humanitários.

Nesta expedição ele será alvo de um estudo a ser realizado pelo Professor Doutor Fernando M. Duarte Pereira, Docente doutorado em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Motricidade Humana. Esse estudo consiste na avaliação da sua performance, dispêndio energético, economia, repercussão fisiológica, antes, durante e após a expedição a "alta altitude" (>8000m).

João, grande abraço de amizade e muita sorte!

Paulo Nascimento

Crónica da minha travessia do Atlas de Marrocos no site da STrail


O desporto aventura em Portugal conta com mais um espaço comercial de grande referência, a STrail. A loja, disponível também na modalidade on-line, tem sede no Prior Velho, concelho de Loures e dedica-se à comercialização das grandes marcas de referência mundial neste domínio.

Apostados, numa atitude empresarial pró activa, que inclui o apoio a eventos de referência, a STrail, comunica e dá-se a conhecer ao seu público-alvo, maioritariamente através do seu sítio na internet em www.s-trail.com, numa permanente dinâmica de actualidade de conteúdos.

A convite da STrail, partilhei este mês uma crónica da minha crónica do Atlas de Marrocos em BTT. Estão por isso todos convidados a dar uma vista de olhos e a recordar esses bons momentos passados pelos trilhos Berberes em http://www.s-trail.com/relatos.html

Subida ao Preikestolen Rock - Norway

Confesso, já tinha saudades destas paragens…

Estou de novo na Noruega, desta vez para uma visita de apenas 3 dias. O blog tem estado um pouco parado, tipo período de “defeso”, porque outros afazeres profissionais são neste momento prioritários, e há que angariar alguns euros extra para os próximos projectos.

Na minha cabeça fervilham ideias e vontade de partir… e esta estadia aqui foi muito produtiva nesse sentido.

Stavanger foi capital europeia da cultura em 2008, mas nem por isso a dinâmica cultural desta pequena cidade piscatória esmoreceu com a entrada do novo ano.

Nesta época do ano a meteorologia da Noruega não é propícia a grandes aventuras, no entanto, não sou muito de ficar parado e troquei os “sapatos de encaixe” pelas botas de montanha e fui subir ao Preikestolen ou Prekestolen, um ex-líbris sobejamente conhecido da maioria dos amantes do trekking de montanha. Um gigantesco púlpito de rocha granítica de 604 metros de altura sobre o soberbo enquadramento natural do fiorde de Lyse.

Deixo-vos as fotos que ilustram bem a beleza do percurso e da sua envolvente.

!Importante!

Como chegar:

Em ferry partindo de Stavanger até Tau. Seguidamente em autocarro até à localidade de Preikestolhytta (região de Ryfylke). O trilho tem o seu inicio junto à pousada da juventude.

Percurso:
É um percurso tecnicamente acessível, com a extensão de 3,8 km para cada lado (cerca de 3 horas, só ida), sem desníveis acentuados, mas com zonas de muita pedra solta e água corrente.

Material indispensável:
Botas de trekking, bastão de caminhada, casaco impermeável, mochila e máquina fotográfica.

Sítios relacionados:
http://www.visitlysefjorden.no/
http://www.stavanger-turistforening.no/
http://www.preikestolhytta.no/
http://www.ryfylke.com/