domingo, junho 01, 2008

Crónica 4º Dia Noordwijk - Den Helder 126km

Este último dia era o mais longo de toda a travessia. Pela frente tínhamos 126km, até atingirmos a cidade mais a Norte da província de Noord Holland, Den Helder. Nem sempre é fácil planear distâncias uniformes nas etapas de uma travessia, porque depende das infra-estruturas existentes, nas regiões por onde passamos.
Saímos cedo da pousada de Noordwijk e retomamos o percurso junto às dunas, num bonito trilho de terra que nos acompanhou até Zandvoort. A estrutura da duna caracteriza-se por uma vegetação rasteira e por uma fauna residente bastante diversificada.
Na tranquilidade daquele local, tivemos a sorte de observar de perto a acção de uma pequena raposa e conseguir umas fotos do momento.

O percurso da ciclovia LF1, nesta região do norte da Holanda é muito interessante, pois atravessa quatro parques naturais, onde o permanente contacto da natureza e a qualidade dos trilhos são uma conjugação perfeita.

Passamos muito perto da cidade de Haarlem, atravessando a densa vegetação do bosque do parque nacional de Kennemerland, onde os trilhos rápidos e bastante movimentados obrigaram a cuidados redobrados na condução.

Em Velsen Zuid cruzamos de ferry o Noordzee Kannal (gratuito para passageiros e bicicletas), canal de navegação da entrada do porto de Amesterdão. Não sendo esse o nosso destino, visualizamos em Velsen Zuid as indicações da ciclovia para cidade de Amesterdão, cerca de 20 km paralelos ao canal.

Já na outra margem, em Velsen-Noord seguimos com direcção a Bergen aan Zee, onde almoçamos, cruzando o parque das dunas de Bosch.
Neste fim-de-semana de Maio o calor foi uma constante, creio até que, excessivo para a época e atendendo a que estamos num país do norte da Europa. Ninguém esperava este “cenário”, nem mesmo os Holandeses… De sul para norte fomos verificando uma grande afluência às praias, com imagens a recordarem-me as praias da Caparica em pleno verão.
Claro que após três dias a pedalar o bronze, tipo “camionista” já se começou a notar.

Reservamos para a tarde apenas 45km, pois tínhamos noção que após o almoço a vontade não seria muita. Mas rapidamente retomamos o ritmo e com entusiasmo pedalamos nos labirínticos trilhos do parque natural de Schoorl.

Passada esta zona, naturalmente mais abrigada dos ventos, pela estrutura da duna, chegamos a Petten, uma pequena vila costeira, onde se sentiu claramente a brisa fresca do mar do Norte. Com vento a soprar contra, optamos por fazer uma pequena paragem para reabastecimento de líquidos em Callantsoog. A partir daqui e até ao destino final em Den Hélder, foram 18 km sofridos, sempre com muito vento contra.

O farol da cidade e a ilha de Texel, marcam a chegada à cidade bem como a satisfação de todos pelos excelentes momentos vividos.

Para breve, irei postar outras travessias, nomeadamente a travessia das ilhas do Mar do Norte, North Sea Cycle Route (percurso holandês) e volta à região do Noord Holland.

Fiquem atentos! Um abraço de amizade e boa semana.

Paulo Nascimento