sábado, julho 12, 2008

LF 10 Callantsoog – Nieuweschans – Bunde(Germany)

Após o rescaldo da última viagem entre a cidade Belga de Brugge e Den Helder, ficou no ar a ideia de terminar a travessia pela ciclovia do mar do norte, até à fronteira com a Alemanha (LF10), concluindo assim todo o percurso em território holandês da North Sea Cycle Route.

Limitado à disponibilidade do fim-de-semana, consegui o bónus da sexta-feira de tarde, mas com 290 km pela frente, tive necessariamente que estudar com rigor o percurso e dividi-lo nas seguintes etapas:

1ª Den Helder – Zurich (Friesland) – 63 Km
2ª Zurich – Werternielnd – 122 km
3ª Werternieland – Nieuweschans – Bunde (Alemanha) – 112 km

O percurso da travessia está bem assinalado, é acessível e praticamente não se encontram dificuldades técnicas em toda a sua extensão, no entanto, é dominada por uma paisagem tipicamente agrícola, que dada a sua extensão se torna algo monótona em alguns troços.

A grande dispersão habitacional, característica das terras do norte da Holanda, conjugada com o clima permanentemente agreste, justificam a ausência de ciclistas a viajar por estas paragens (apenas me cruzei com um casal em todo o percurso).

O vento é de facto o inimigo número 1 para quem viaja em bicicleta na Holanda. Aconselho vivamente a quem tencione pedalar por estas paragens, que estude bem a predominância do vento no percurso a realizar, para poder em tempo, optar por realizar o percurso em sentido contrário.

Alguns locais mereceram de facto algum destaque e foi precisamente onde me detive e onde consegui as melhores fotos, que ilustram esta crónica.

Na sequência do percurso de sul para norte destaco: Callantsoog, baia de Westerland, Den Oever, os 32 km do maior dique da Holanda – Afsluitdijk, a arquitectura da cidade de Harlingen, Oudebildtzijl, Holwerd, o mar interior de Lauwersoog, os trilhos da floresta de Marnewaard, o centro de recuperação de leões marinhos de Pieterburen, Uithuizermeeden, o porto de Delfzijl, a cidade de fronteira de Nieuweschans e Bunde, cidade alemã e nosso destino final.

A partir da cidade de Bunde, é possível continuar a North Sea Cycle route até Hamburgo (552 km), pois no lado alemão o percurso está também muito bem sinalizado.
Harlingen, voltarei a falar desta cidade quando postar aqui no blog a travessia das ilhas do mar do norte.

Tanto em Zurich como em Westernieland, a opção de alojamento foi em pequenos Bed and Breakfast de ambiente familiar. Bons preços, bom o acolhimento, boas condições e excelente pequeno-almoço.
Boas pedaladas e até breve
Paulo Nascimento
Links relacionados:

www.fietsplatform.nl – Info. ciclovias holandesas
www.northsea-cycle.com – Página oficial
www.ns.nl – Comboios na Holanda
www.windguru.com – Previsões meteorológicas
www.marinemuseum.nl – Museu marítimo de Den Helder
www.hotelsteenenman.nl – B&B Zurich
www.harlingen-friesland.nl – Info. cidade de Harlingen
www.museummoddergat.nl – Museo de Moddergat
www.zeehondencreche.nlCentro de recuperação leões-marinhos
www.hotel-deoudesmidse.nl – B&B Westernieland

2 comentários:

Ricardo disse...

Excelentes referências para voltas num futuro não muito longínquo.
Espero que seja para breve a ligação ciclável de Portugal com o resto do mundo...
Dos trilhos do Sul para os trilhos de outras coordenadas.

Ricardo disse...

Excelentes referências para voltas num futuro não muito longínquo.
Espero que seja para breve a ligação ciclável de Portugal com o resto do mundo...
Dos trilhos do Sul para os trilhos de outras coordenadas.