sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Subida ao Preikestolen Rock - Norway

Confesso, já tinha saudades destas paragens…

Estou de novo na Noruega, desta vez para uma visita de apenas 3 dias. O blog tem estado um pouco parado, tipo período de “defeso”, porque outros afazeres profissionais são neste momento prioritários, e há que angariar alguns euros extra para os próximos projectos.

Na minha cabeça fervilham ideias e vontade de partir… e esta estadia aqui foi muito produtiva nesse sentido.

Stavanger foi capital europeia da cultura em 2008, mas nem por isso a dinâmica cultural desta pequena cidade piscatória esmoreceu com a entrada do novo ano.

Nesta época do ano a meteorologia da Noruega não é propícia a grandes aventuras, no entanto, não sou muito de ficar parado e troquei os “sapatos de encaixe” pelas botas de montanha e fui subir ao Preikestolen ou Prekestolen, um ex-líbris sobejamente conhecido da maioria dos amantes do trekking de montanha. Um gigantesco púlpito de rocha granítica de 604 metros de altura sobre o soberbo enquadramento natural do fiorde de Lyse.

Deixo-vos as fotos que ilustram bem a beleza do percurso e da sua envolvente.

!Importante!

Como chegar:

Em ferry partindo de Stavanger até Tau. Seguidamente em autocarro até à localidade de Preikestolhytta (região de Ryfylke). O trilho tem o seu inicio junto à pousada da juventude.

Percurso:
É um percurso tecnicamente acessível, com a extensão de 3,8 km para cada lado (cerca de 3 horas, só ida), sem desníveis acentuados, mas com zonas de muita pedra solta e água corrente.

Material indispensável:
Botas de trekking, bastão de caminhada, casaco impermeável, mochila e máquina fotográfica.

Sítios relacionados:
http://www.visitlysefjorden.no/
http://www.stavanger-turistforening.no/
http://www.preikestolhytta.no/
http://www.ryfylke.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal esse blog.

Sabe me dizer quanto custa um pacote saindo de Stavanger ate Preikestolen com uma agencia especializada de viagem ?

Paulo Nascimento disse...

Makiley,obrigado pelo seu comentário.
Não creio que necessites contratar nenhuma agencia especializada para poderes efectuar este trekking. Esse tipo de serviços são caros e em minha opinião, para o percurso em questão não se justifica.
As referências que postei no artigo são suficientes para cumprires o objectivo. No posto de turismo de Stavanger tens toda a informação de que necessitas e nos sites de referência podes, por antecipação, programar tudo à distância. Um dia é suficiente, mas podes optar por passar a noite na pousada de juventude mesmo junto ao fiorde, num lugar muito agradável.
Espero ter ajudado, qualquer duvida ou esclarecimento adicional envie-me um email para nascinavy@hotmail.com

Boas Aventuras
Paulo Nascimento