domingo, maio 25, 2008

Crónica 3º Dia Ouddorp - Noordwijk 105km

O dia acordou solarengo, perspectivando uma excelente jornada em bicicleta.
Bem cedo, no hotel, à mesa do pequeno-almoço, chegavam variedades de pão, doces caseiros, queijo, fruta, sumos naturais, em quantidade suficiente para nos "alambazarmos" de calorias.
Começamos a pedalar com o vento a soprar nas nossas costa, o que nos permitiu imprimir um bom andamento, que se manteve praticamente até à passagem por Goedereede e Havenhoofd.
Efectuamos a primeira paragem do dia em Brielle, uma cidade fortificada de grande interesse histórico. O tempo de facto não deu para ver muito, mas fizemos o registo fotográfico do mais importante. Rozemburg era mesmo ali ao lado e foi paragem obrigatória para cruzar de ferry o canal de entrada do porto de Roterdão para Maassluis (1,4€ passageiro + bike).

A cidade de Roterdão fica a 20 km de Maassluis. À saída do ferry facilmente se encontram as indicações da ciclovia LF12, de acesso à cidade.

O canal do porto de Roterdão é a principal porta de entrada de mercadorias da União Europeia e um dos mais movimentados do mundo. Uma autentica auto-estrada marítima, com tráfego impressionante.

Pedalou-se a bom ritmo paralelo ao canal até Hoek van Holland, onde derivamos para Norte, por Monster, Kijkduin e Scheveningen.

Mais uma vez nos deparamos com o problema da escassez de sinalização nas grandes cidades, em Scheveningen não foi excepção, ao passarmos no centro, junto ao hotel Kurhaus, um dos mais luxuosos da Holanda, ficamos completamente perdidos e foi preciso recorrer ao GPS para continuar a seguir a via LF1a.

Apesar do calor, o resto da etapa de hoje foi bastante agradável, sendo feita muito próximo da costa do mar do norte por Katwijk aan zee e Noordwijk aan zee, desfrutando-se imenso da paisagem, principalmente dos trilhos junto às dunas.

Com algum cansaço acumulado, após 05h50 em cima da bicicleta, chegamos à pousada da juventude de Noordwijk ao final do dia e optamos por jantar no restaurante. (36,9€ preço da estadia com jantar e PA incluídos)

Terminamos o dia na praia num idílico cenário de por do sol.







Sem comentários: