domingo, agosto 31, 2008

Glasgow – Mallaig

Com tudo pronto, chegava na hora de partir. Pedalei cerca de 2km para apanhar o comboio em Paisley Gilmour Street, para a estação de Glasgow Central. Na porta de saída do aeroporto encontram-se com facilidade as indicações da ciclovia para o centro da cidade, apenas há que redobrar a atenção, pois aqui circula-se pela esquerda.

Para chegar a Mallaig, nas Highlands, a opção mais económica é mesmo o comboio, no entanto é obrigatório efectuar 2 transbordos, um em Glagow Central e outro em Dalmuir com todos os inconvenientes que isso acarreta para quem vai carregado. Ao comprar o bilhete online com antecedência, em www.firstgroup.com/scotrail, reservei um espaço na carruagem para a bike, sem ter que efectuar qualquer pagamento adicional.

Até Dalmuir, viajei em comboios sub-urbanos em que não existem lugares marcados. Ao longo de 5 horas de viagem, o comboio vai serpenteando entre as montanhas, vales profundos, quedas de água, grandes lagos, …, cenários de grande beleza natural! Por sorte consegui lugar à janela o que me proporcionou excelentes imagens.

Até Fort William tudo rolava ás mil maravilhas até que, a velhinha automotora a diesel resolveu parar no meu da linha e não queria trabalhar. Depois de mais de uma hora sem qualquer tipo de informação/explicação aos passageiros, lá arrancou muito devagarinho chegando a Mallaig com mais de 1 hora de atraso. Muitos passageiros iam hoje para a ilha no último ferry, mas como perderam a ligação por motivo do atraso, tiveram que ficar em terra e procurar alojamento.
O vento sopra fortíssimo em Mallaig e já começou a chover. Encontrado o local de pernoita, o resto do dia resume-se a um duche quente, jantar e cama que amanhã o dia promete.










Sem comentários: