domingo, agosto 31, 2008

Mallaig – Armadale – Glen Brittle

O acolhimento que tive por parte da família Giles foi fantástico e logo pela manhã Sue e Tony preparam-me um pequeno-almoço tipicamente Scottish, carregado de calorias. Na Escócia umas das melhores opções de alojamento é definitivamente os B&B, com preços bastante em conta e onde os hóspedes vivem em pleno o ambiente familiar.

Esta manhã percebi perfeitamente o porquê de outros companheiros de viagem muitas vezes me comentarem que demoram cerca de 1 hora para arrumar tudo nos alforges para sair. Foi mais ou menos o que demorei, pode até parecer muito, mas é necessário acondicionar bem as coisas e colocar mais à mão o material que se vai precisar durante o percurso.

Após as despedidas, dirigi-me para o porto de pesca, comprei o bilhete (3,5 + 1,15 libras para a bicicleta) e embarquei no primeiro ferry do dia para a ilha (09h00).

Conforme a previsão meteorológica, o vento sopra com grande intensidade do quadrante sul.
Trinta minutos é quanto basta para atracarmos em Armadale. Apesar do vento, o tempo está ameno e não perdi muito tempo até começar a pedalar. Curta paragem no castelo de Armadale para uma foto e continuei a bom ritmo bordeando a costa, passando por Kilbed, Teangue, e Islearnsay.

Para primeira paragem escolhi Boardford, por ser uma vila com condições para me abastecer de víveres.

Em Skye não existem muitos locais para abastecimento, as distâncias entre as povoações são significativas e pode correr-se o risco de não se encontrar comida. As grandes vilas têm sempre supermercados onde podemos comprar de tudo.

Estranhamente a água nos locais mais recônditos da ilha tem de ser fervida, pois é captada directamente das nascentes das montanhas.

Sigo até Sligacham onde almocei, mas a meio caminho começaram os primeiros problemas: chuva e vento forte que vinha na minha direcção e me impedia de avançar a bom ritmo. Especialmente a descer tive que redobrar a atenção, pois a bicicleta com alforges tornava-se demasiado instável.

Parava ocasionalmente para fazer umas fotos e aproveitava para hidratar. A paisagem é soberba, de cortar a respiração, com o verde a ser a cor dominante. Montanhas abruptas, vales profundos, quedas de água, enseadas abertas ao mar, locais onde o silêncio é absoluto e a natureza nos revela todo o seu esplendor. Tudo magnifico, pesa embora o esforço quase desumano necessário para desfrutar de tanta beleza…
A meio da tarde e exausto por ter pedalado os últimos 40 km contra o vento, cheguei à pousada rural de Glen Brittle, no sopé das Cuillin Mountains.

A maioria dos usuários do albergue, são adeptos do montanhismo, especialmente do trekking de montanha, que fazem aqui base para as suas ascensões na montanha. Sgurr Alasdair (996 metros) é o pico mais alto da cordilheira das Cuillin Mountains.

Glen Brittle tem pouco mais que 4 casas e 1 parque de campismo de apoio aos montanheiros. Para terem uma ideia deste recôndito local, não existem lojas, nem cafés e tão pouco rede de telemóvel. Um “isolamento” do mundo quase total. Há muito que não vivia uma experiência destas!

São maioritariamente ingleses e alemães que residem actualmente no albergue, mas hoje chegaram 5 espanhóis e um tuga para compor o panorama…lol
Nunca um banho quente me tinha sabido tão bem, como o desta tarde…
Para o jantar confeccionei uma sopa com feijão, legumes e carne. Para sobremesa, fruta da época em calda. É muito interessante presenciar o espírito de partilha e de entreajuda que reina entre o pessoal na refeição. Tal como na montanha, o pessoal associa-se em grupos para a confecção da refeição, bem como para as tarefas de limpeza inerentes.
Estou realmente cansado e são 20h15. Ainda preciso ferver água suficiente para a etapa de amanhã.

Após esta tarefa, recolhi à camarata e adormeci…

Ficha da Etapa:

Etapa: Mallaig – Armadale – Glen Brittle – 82,1 km
Tempo de deslocação: 5h12
Avarias: NIL
Velocidade Max.: 53,2 Km/h
Locais de abastecimento: Broadford, parque de campismo de Glen Brittle e no bar do hotel em Sligachan




Sem comentários: