domingo, agosto 31, 2008

Glen Brittle – Portree – Staffin – Uig

Levantei-me bastante cedo, pois tinha a noção que a etapa de hoje seria a mais longa e a mais dura. Aquela hora da manhã já estava muita gente a tomar o pequeno-almoço. O pessoal da montanha ainda é mais madrugador que eu. Partem para as ascensões bem cedo, pois têm a indicação que esta tarde o vento vai aumentar de intensidade e a chuva também fará a sua aparição.
Após acondicionar as minhas coisas na bike, inicio a etapa, cheio de ânimo e a bom ritmo. Os primeiros 14 km são a subir, mas sinto-me bem e avanço a bom ritmo.
Glen Brittle fica situado na parte sudoeste da ilha e eu vou para norte da ilha, para Uig, com paragem em Portree, cidade “capital” da ilha.

À medida que avanço para Norte a paisagem muda ligeiramente. As altas montanhas de rocha dão lugar a grandes manchas de floresta de cedros e pinheiros.

Planeei as etapas para pedalar maioritariamente por estradas secundárias, e para chegar a Portree segui pela B885 que cruza o vale do rio Snizort. Embora seja uma zona mais no interior da ilha, exibe uma beleza natural apreciável.

Já em Portree, efectuei um pequeno abastecimento e visitei o porto de pesca, com um colorido visível à distância, pelas suas pitorescas casas.

São 11h15, mas a chuva que estava prevista mais para o final da tarde, já começou a cair.
Penso para comigo: …”Ui isto vai ser duro…”! Faltam-me cerca de 40 km, 15 dos quais de montanha.

Esperei que abrandasse no posto de turismo, mas rapidamente de decidi em fazer-me à estrada. Optei por percorrer a estrada mais a Este da ilha, que passa por Staffin. Esta parte da ilha também é bastante montanhosa, com a costa a ter recortes de rochas abruptas para o mar.

Parei em Staffin num supermercado, daqueles pequenos mas que vendem de tudo e pedi um chocolate quente. Estava gelado e não parava de chover…

Um casal de suíços que também iam para Uig, perguntaram-me a melhor opção para lá chegar.
Existem duas possibilidades, ou pela montanha que são 15 km e mais de metade a subir, mas com vistas soberbas, ou dando a volta pela ponta norte da ilha que são 36 km.

Ficaram apreensivos… pareceu-me que não tinham grande experiência, a avaliar também pelo material que possuíam. Disse-lhes que ia pela montanha e que podíamos ir juntos. Eles concordaram!

A subida era longa e começamos lentamente para não termos “surpresas” a meio. Fomos conversando e conhecendo-nos. Tony é suíço, Olinda equatoriana, mas vive na Suíça à uns anos. Esta era a sua primeira viagem em bicicleta.

Com um ritmo lento, fomos assumindo as passagens mais difíceis, ajudando-nos mutuamente.
Eu, possivelmente mais preparado fisicamente vim para a frente, trazendo-os na minha roda. Pelo meio fizemos paragens para umas fotos e para hidratar.
Uma vez atingido o planalto, paramos para contemplar… ao longe o mar, de um lado a cordilheira de montanhas (The Table, The Needle, The Prision), do outro, os lagos Cleat e Leum… simplesmente fantástico!

Fizemos umas fotos para assinalar o momento e resolvi descer para Uig, pois estava muito vento e não queria arrefecer.

Despedimo-nos e desci rapidamente para Uig.

Parei para visitar esta pequena vila, pois tinha que fazer tempo, até à abertura da pousada às 17h00. Estava prestes a sair um ferry para Lewis (Tarbert), outra ilha mais a norte da Escócia. As travessias em ferry para as ilhas são asseguradas pela Caledonian MacBrayne http://www.calmac.co.uk/ .

Como já tinha a reserva feita pela internet em www.syha.org.uk, não perdi muito tempo no check in. Se não tivesse reserva, esta noite não poderia pernoitar aqui, pois a pousada está lotada.

Fiz o jantar e dediquei o serão a escrever as crónicas em atraso para assim que possível as postar no blog.

Ficha da Etapa:

Etapa: Glen Brittle – Portree – Staffin – Uig – 88 km
Tempo deslocamento: 5h36
Velocidade Max.: 56,8 Km/h
Avarias: NIL
Abastecimentos: Portree, Staffin, Uig



Sem comentários: