domingo, agosto 31, 2008

Uig – Broadford

Como hoje tinha uma etapa sem grandes dificuldades, resolvi dormir até mais tarde. As regras das pousadas escocesas são claras. Às 10h30 toda a gente tem que deixar as instalações.

Sai pelas 09h30 e já estava a chover. Nada que não se suportasse…
A primeira parte da etapa até Portree foi monótona e sem grande interesse.
Basicamente pedalar km’s e com bastante atenção, pois circulava por uma das principais estradas da ilha e bastante movimentada.
A norte de Skye não existem alternativas para fugir às estradas principais.

Já em Portree, abasteci-me mais uma vez na padaria Mackenzie’s Bakery, pois fiquei deliciado com as panquecas e com os scones.

O tempo começou a melhorar e o sol impôs-se por detrás das montanhas.

Retomei a pedalada e após Sligachan, derivei para uma estrada cénica paralela ao mar, que passava por Moll e que permite uma vista fenomenal sobre a ilha de Raasay e sobre o lago Ainort.

São apenas 3 milhas, é um facto, mas os pontos de interesse são tantos que me detive a fotografar e demorei mais de uma hora para a percorrer.

Uma das imagens do lago que me despertou curiosidade, foi a da azáfama nos viveiros de peixe. Nestas águas pouco profundas mas bastante frias o salmão domina o negócio.

Retomo a estrada principal e rapidamente atinjo Broadford, destino final desta etapa. Farei base aqui duas noites, para poder conhecer melhor toda a parte sul da ilha.

Com facilidade descobri a localização da pousada e instalei-me.

Num breve passeio pela cidade, fiz umas compras e fiquei surpreendido por constatar que muitos dos produtos em venda são produzidos na ilha, nomeadamente lacticínios, ovos, carne e peixe fumado.

Ah, consegui finalmente descobrir um local de acesso à internet, com banda larga, mas extremamente caro, 1.25 libras por 15 minutos. Tinha encontrado outro, mas era apenas um ponto de acesso com um terminal ligado com modem de 54Kb/s.

Parece irreal, mas dada a sua orografia, parte da ilha não tem sequer cobertura de telemóvel.

Ficha da Etapa:

Etapa: Uig – Portree – Broadford – 69,3 km
Tempo Deslocação: 03h55
Velocidade Max.: 50,1 km/h
Avarias: NIL
Locais de Abastecimento: Uig, Portree, Broadford












Sem comentários: