domingo, agosto 31, 2008

Glen Brittle–Talisker–Fiskavaig–Carbost–Glen Brittle

Tal como o previsto, fiz base na pousada de Glen Brittle, para poder percorrer esta parte da ilha, que maioritariamente são trilhos fora de estrada.

O dia acordou chuvoso, mas as previsões faziam crer que a meio da manhã tudo se alteraria para melhor.
Após o pequeno-almoço, preparei a bike, efectuei a afinação no desviador traseiro e lubrificação da transmissão e parti.
Para hoje tinha preparado uma jornada de BTT, pelos épicos trilhos das Cuillin Hills e foi com agrado que reparei que para poder aceder às montanhas teria que atravessar a Glen Brittle Forest.

Demorei algum tempo a subir, pois a paisagem que se observa é de tal modo magnífica que não hesitava em parar para fazer umas fotos. É impressionante…sinto-me pequeno diante de tamanha imensidão de verde.

Duro a subir e perigoso a descer. Todos os cuidados são poucos, pois brota água de todos os lados e o trilho está completamente inundado.

A vista para o Loch Eynort, deteve-me alguns minutos, apenas para o contemplar.

Durante os primeiros 30 km do percurso não vi ninguém. Subi ao colo da Beimn Bhuidhe e desci rápido para a baia de Talisker.

Este pequeno lugar é idêntico a Glen Brittle com 4 casas apenas. São casas de pescadores e só são usadas nas épocas da pesca.
O vento que soprava “rijo” de Sudoeste e durante a descida quase congelei. Já em Talisker tive que me abrigar pois caiu uma chuvada de granizo. Ainda assim tive sorte, porque durou pouco tempo.

Foi completamente impossível pedalar no single track de ligação a Fiskavaig. O trilho era a subir e estava completamente inundado ao estilo diluviano.

Durante cerca de 4 km, não tive outro remédio senão carregar a bicicleta às costa até ficar a "salvo" em Ard an T-Sabhail. Já em asfalto, desci para a baia de Fiskavaig onde almocei junto à praia.

No alto de Fernilea parei para fazer umas fotos e um casal de portugueses saudou-me. Estavam a percorrer a ilha de carro. Como tenho sempre a bandeira nacional na bicicleta é fácil identificarem-me.

Carbost é local de paragem obrigatória para se visitar a destilaria Taliskay. Aqui é produzido um dos melhores whiskies da Escócia. Por 5 libras, faz-se a visita guiada que dura 45 minutos e que termina com a tradicional prova do produto.

Em Skye, o tempo muda a todo o instante. Esteve uma tarde de sol típica de verão escocês e no percurso de regresso à pousada detive-me em praticamente todos os locais que proporcionavam boas fotografias.

Cheguei muito antes do horário de abertura da pousada e resolvi aproveitar o tempo indo até à praia desfrutar da paisagem.

Esta tarde chegou mais gente, 4 eslovenas e um polaco o que torna o local ainda mais internacional.

Confeccionei o jantar juntamente com os espanhóis. Após a refeição, seguiu-se o chá e a conversa sobre aventuras na montanha e claro em bicicleta.

Ficha da Etapa:

Etapa: Glen Brittle - Talisker – Fiskavaig – Carbost – Glen Brittle 47,6 Km
Tempo deslocação: 3h58
Velocidade Max.: 54,9 Km/h
Avarias: NIL
Locais de abastecimento: Carbost e parque campismo Glen Brittle












Sem comentários: